todd lanier lester

4 a 25 de agosto de 2024
Todd Lanier Lester é artista e trabalha na fazenda da família em Tennessee. Ao longo de duas décadas, ele lançou uma série de três trabalhos participativos focados em direitos, situados entre a mídia visual e a metodologia de performance: Prazos de muitos anos designados para investigar temas sociais, enquanto nomes lúdicos de projetos oferecem um guarda-chuva sob o qual artistas e não artistas possam criar respostas rizomáticas sem restrições de datas finais conceituais. Por 10 anos freeDimensional (2003-12) promoveu uma mudança radical no setor de residência artística oferecendo vagas para artistas em busca de abrigo ou enfrentando expulsão, convocando redes e coalizões de práticas especializadas e divulgando aprendizagens de fóruns de política cultural e de imigração. Ao longo de cinco anos, Lanchonete.org (2013-18) ocupou um pequeno bar em uma rua desvalorizada, embora em processo de rápida gentrificação, no centro de São Paulo, como núcleo para residências de artistas e urbanistas, refeições comunitárias, cursos abertos, shows, murais, campanhas de saúde pública e uma estação de rádio. Durante dois anos, Luv ‘til it Hurts (2018-20) envolve artistas vivendo com HIV e aliados de Egito, Alemanha, França, Brasil, EUA, Maurício, Colômbia, Polônia, Taiwan e outros lugares para entender seus estigmas e desafios locais relacionados ao HIV, produzindo uma exposição coletiva em evolução e uma plataforma ativista que pode ser convidada por outras comunidades.
Mais recentemente, Todd começou a escrever sobre metodologia artística, tanto reconsiderando sua própria trajetória orgânica quanto pesquisando aquelas de outras pessoas que lhe proporcionam inspiração e afirmação. Além de escrever, um novo projeto está em andamento. FARM/SCHOOL brinca com o tempo de forma diferente, sugerindo sua chegada — em vez de conclusão — em um período de 10 anos.
Todd se tornou um artista de adesivos — também conhecido como el mejor karate — morando em São Paulo. Este processo ad hoc continua a esclarecer o pseudônimo ou a tendência de despistar ao dar nome a suas obras de arte anteriores.
August 4 – 25, 2024
Todd Lanier Lester is an artist and works on the family farm in Tennessee. Over two decades he launched a series of three rights-focused, participatory works situated between visual media and performance methodology: Multiyear timeframes designated to investigate social themes, while colorful project names offer an umbrella under which artists and non-artists alike create rhizomatic responses unfettered by conceptual end dates. For 10 years freeDimensional (2003-12) urges a sea change in the artist residency sector by practicing artist shelter and evacuation placements, convening networks and coalitions of expert practice, and publishing lessons learned in immigration and cultural policy fora. For five years Lanchonete.org (2013-18) occupies a small bar on a denigrated yet swiftly gentrifying street in the center of São Paulo as nucleus for artist and urbanist residencies, community meals, open courses, concerts, murals, public health campaigns and a radio station. For two years Luv ‘til it Hurts (2018-20) engages poz artists and allies from Egypt, Germany, France, Brazil, USA, Mauritius, Colombia, Poland, Taiwan and beyond to understand their local HIV-related stigmas and challenges, yielding an evolving group exhibition and activist soapbox that can be invited to other communities.
More recently Todd began writing on artist methodology, both reconsidering his own organic trajectory and researching those of others from whom he draws inspiration and affirmation. Besides writing, a new project is in the works. FARM/SCHOOL plays with time differently, suggesting its arrival–rather than completion–within 10 years.
Todd became a sticker artist–a.k.a. el mejor karate–whilst living in São Paulo. This ad hoc process continues to clarify the pseudonym or decoy-tendency in naming his previous artworks.