Mariana Leme é curadora, pesquisadora e mestre em História da Arte pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Em sua dissertação, estudou a relação entre branquitude, colonialismo, cultura visual francesa e a obra da modernista Marie Laurencin. Em 2016 e 2017 apresentou, com os artistas Mano Penalva, Sérgio Pinzón e Yuli Yamagata, as duas edições da exposição Arranjos, questionando os lugares assépticos e elitistas dos espaços de arte. Desde então, vem se interessando cada vez mais em investigar as relações de poder que atravessam o meio artístico e dele são constitutivas. Entre 2015 e 2019 fez parte da equipe do MASP, onde curou as exposições Pedro Figari: nostalgias africanas (2018, com Pablo Thiago Rocca) e Histórias das mulheres: artistas até 1900 (2019, com Lilia Schwarcz e Julia Bryan-Wilson). Em 2021, atuou como assistente editorial da 34a Bienal de São Paulo e curadora residente da Casa Tato 5. Seus textos e traduções foram publicados nos periódicos Terremoto, seLecT, Revista de História da Arte e da Cultura,Tonel e Journal of Curatorial Studies.
February 7 – 17, 2022
Mariana Leme is a curator and researcher with a master’s degree in Art History from the University of São Paulo School of Communications and Arts. In her dissertation, she studied the relation between whiteness, colonialism, French visual culture, and the modernist work of Marie Laurencin. In 2016 and 2017, with the artists Mano Penalva, Sérgio Pinzón, and Yuli Yamagata, she presented both editions of the exhibition Arranjos, questioning the aseptic and elitist spaces where art takes place. Since then, she has become increasingly interested in investigating power relations that intersect and underpin the artistic milieu. Between 2015 and 2019, she was part of the team of the São Paulo Museum of Art (MASP), where she curated the exhibitions Pedro Figari: nostalgias africanas (2018, with Pablo Thiago Rocca) and Histórias das mulheres: artistas até 1900 (2019, with Lilia Schwarcz and Julia Bryan-Wilson). In 2021, she served as editorial assistant of the 34th São Paulo Art Biennial and resident curator of Casa Tato 5. Her texts and translations have been published in the journals Terremoto, seLecT, Revista de História da Arte e da Cultura, Tonel, and The Journal of Curatorial Studies.
MULHERES À FRENTE
Em março de 2019, um grupo de mulheres trabalhadoras do MASP propôs uma inversão nas obras da exposição de longa duração, que ocupa o segundo andar do museu. Esse gesto, além de destacar a produção das artistas mulheres, também chama a atenção para o desequilíbrio que existe entre o número de artistas homens e o número de artistas mulheres que há nesta exposição, um reflexo da coleção do museu.
Participaram: Ana Luiza Maccari, Bianca Gonçalves, Cecília Winter, Erika Uehara, Indrani Taccari, Juliana Peixoto, Juliana Ziebell, Maria Carolina Maia, Mariana Leme, Marina Moura, Nalu Maria de Medeiros, Olivia Ardui, Paula Coelho e Tarsila Oliveira.
Fotos: Juliana Ziebell
WOMEN AHEAD
In March 2019, a group of working women from MASP proposed an inversion in the works of the long-term exhibition, which occupies the second floor of the museum. This gesture, in addition to highlighting the production of female artists, also draws attention to the imbalance that exists between the number of male artists and the number of female artists in this exhibition, a reflection of the museum’s collection.
Participants: Ana Luiza Maccari, Bianca Gonçalves, Cecília Winter, Erika Uehara, Indrani Taccari, Juliana Peixoto, Juliana Ziebell, Maria Carolina Maia, Mariana Leme, Marina Moura, Nalu Maria de Medeiros, Olivia Ardui, Paula Coelho and Tarsila Oliveira.