Valéria Scornaienchi é artista visual, mora e trabalha em Campinas, SP. Desenvolve suas pesquisas no campo da arte e da natureza. A produção atual estabelece-se pela construção, pela coleta e pelo manuseio sistematizado de imagens, frases, pequenos objetos naturais ou industrializados que se somam a gestos interessados em constituir uma mitologia pessoal. Trabalha a partir de camadas de informação plástica e simbólica dentre o desenho, a colagem, a fotografia de celular e as instalações cuja manipulação combinada nos remete a outro lugar e tempo, no qual os mundos real e ficcional se confundem. A produção deriva assim de arquivos construídos e revisitados a partir de viagens, residências e derivas cotidianas na qual busca formas simbólicas para tratar da sobrevivência da terra e novas formas de existir no mundo. Encontra na confluência entre processo e espaço expositivo um lugar de reflexão. As principais exposições individuais foram pelo avesso CHCM (2019) – Mackenzie, SP e MAC-Campinas (2018/2019), nunca mais, GAIA (2016), Unicamp. As principais exposições coletivas Pinacoteca Miguel Dutra, em Piracicaba no projeto Remetimentos (2020), projeto de exposições do MARP (2019), Ribeirão Preto, como habitar o desenho UFF (2018), Niterói, palavra + imagem no MuNa(2016), Uberlândia, no MAMM(2016), Juiz de Fora e no MAG(2015), Goiânia. Participou dos salões de arte entre outros, Guarulhos (2013-no qual teve seus desenhos premiados). Comentários sobre o jardim foi uma intervenção em 3 praças públicas do centro de Campinas (2021), pensar a arte em espaços públicos e acessíveis também é uma das questões que permeiam os pensamentos da artista, assim como os livros de artista e as publicações. Obras em acervo do MACC, CHCM e MuNa. Promove encontros para trocas sobre livros de artista, portfólios e acompanhamento de poéticas visuais.
September 11 – October 2, 2022
Valéria Scornaienchi is a visual artist who lives and works in Campinas, São Paulo. She develops her research in the field of art and nature. Her current production is based on the construction, collection, and systematized handling of images, phrases, and small natural or industrialized objects, which are joined together in gestures concerned with the construction of a personal mythology. She works with layers of plastic and symbolic information from drawings, collages, cell phone photography, and installations, the combined manipulation of which transports us to another place and time, where real and fictional worlds are confused. Her production thus derives from archives constructed and revisited from travels, residences, and daily wanderings, where she seeks symbolic forms to deal with the survival of the earth and new forms of existing in the world. In the confluence between process and exhibition space, she finds a place of reflection. Her main individual exhibitions were pelo avesso at CHCM (2019), Mackenzie, São Paulo and MAC, Campinas (2018/2019) and nunca mais at GAIA (2016), Unicamp. Her main joint exhibitions were at the Pinacoteca Miguel Dutra in Piracicaba, São Paulo, as part of the Remetimentos project (2020), the exhibition project at the MARP (2019) in Ribeirão Preto, São Paulo, como habitar o desenho at the UFF (2018) in Niterói, Rio de Janeiro, and palavra + imagem at the MuNa (2016) in Uberlândia, Minas Gerais, the MAMM (2016) in Juiz de Fora, Minas Gerais, and the MAG (2015) in Goiânia, Goiás. She has participated in art salons in diverse locations, including Guarulhos (2013, where two of her drawings received prizes). Her comentários sobre o jardim was an intervention in 3 public squares in the center of Campinas, São Paulo (2021), contemplating art in accessible public spaces, which is one of the issues that permeate her thoughts as an artist, as well as her art books and publications. Her works are included in the collections of the MACC, CHCM, and MuNa. She promotes meetings to exchange art books, portfolios, and means of following visual poetics.