[Bolsista através da Chamada VoA 2022-23 para Artistas Mulheres e Pessoas Não Binárias, org. Coletivo Vozes Agudas]
Thaís Iroko (Rio de Janeiro RJ, 1992) é artista visual, arte educadora e graduanda no curso de Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É integrante do Movimento Nacional Trovoa (RJ). Mixando fragmentos de imagens e sons apropriados através de ferramentas de pesquisa ou de registro próprio e familiar, a artista usa a colagem como forma de pensar memória, imagem e território. Transitando entre as intersecções que permeiam a pintura, o objeto, a performance, o vídeo e a palavra como instrumentos de virtualização criadores de imaginários, usa do acúmulo e da elaboração de cenas para criar narrativas de pertencimento em um mundo que rejeita seu corpo, sua intelectualidade e sua história.
Este ano (2022) esteve residente na terceira edição da Elã – Escola Livre de Artes da Maré e no projeto “Se Essa Rua Fosse de Bispo do Rosário” no Museu Bispo do Rosário. Participou também das exposições coletivas “Ecologias do bem viver”, no Galpão Bela Maré (RJ), “Arte como trabalho”, no Museu da história e cultura Afro Brasileira – Muhcab (RJ) e “Quermesse”, no Centro Cultural Inclusartiz (RJ).
December 11 – 26, 2022
Thaís Iroko (b. Rio de Janeiro RJ, 1992) is a visual artist, art educator, and student of Agronomic Engineering at the Federal Rural University of Rio de Janeiro. She is a member of the Movimento Nacional Trovoa in Rio de Janeiro. Mixing fragments of images and sounds appropriated through research tools or from her and her family’s records, the artist uses collage as a form of thinking about memory, image, and territory. Transiting between the intersections that permeate painting, objects, performance, video, and words as instruments of virtualization that create imaginaries, she uses the accumulation and elaboration of scenes to create narratives of belonging in a world that rejects her body, her intellectuality, and her history.
This year (2022) she was a resident in the third edition of the Elã – Escola Livre de Artes da Maré (Maré Free School of Arts), as well as in the project “Se Essa Rua Fosse de Bispo do Rosário” at the Bispo do Rosário Museum. She has also participated in the collective exhibitions “Ecologias do bem viver” at the Galpão Bela Maré, “Arte como trabalho” at the Museum of Afro-Brazilian History and Culture (MUHCAB), and “Quermesse” at no Inclusartiz Cultural Center, all located in Rio de Janeiro.