Bruna Octaviano é uma arquiteta brasileira, nascida em São Paulo, urbanista e designer de móveis que encontrou na tecelagem uma forma de expressar e mostrar seus sentimentos e emoções. Durante a sua estada em Londres, estudou artes plásticas e design na Sotheby’s, no Institute of Art e na Central Saint Martins College of Art & Design, intituições importantes no seu desenvolvimento artístico.
De volta ao Brasil, foi no Piauí, Nordeste do país, que ela aprendeu a tecer com as mulheres de uma comunidade carente e afastada, localizada no município de Pedro II. Com elas, Bruna pode entender a importância do tear de pente de lã – um tipo de tear artesanal que passa de geração em geração. Desde então, a designer vem desenvolvendo um estilo próprio, com tapeçarias contemporâneas criadas com materiais diversos e muitas vezes tingidas naturalmente por ela mesma em seu ateliê. Bruna usa métodos e técnicas tradicionais, como o kilim, mas sempre deixando fluir a intuição e as mãos e experimentando, principalmente no uso de cores novas e naturais, como a casca da cebola ou o urucum.
“Tecer é uma forma de eu criar tudo o que vi e vivi na vida, como viagens, festas, música, filmes, tudo o que me cerca. A tecelagem me ajuda a exercitar com as minhas emoções e sentimentos desses aprendizados. Acho que a arte sempre conecta as pessoas, não importa o idioma, o país ou o gênero. As tapeçarias de tecelagem artesanal remetem a tudo isso. Neste mundo de tantas distrações e relações distantes, a tapeçaria é um abraço ancestral e confortável, feita de fios cruzados no tear.” B.O.
October 14 – November 4, 2022
Bruna Octaviano is a Brazilian architect, born in São Paulo, an urban planner and furniture designer that found in weaving a way to express and show her feelings and emotions. During her staying in London, she studied fine arts and design at Sotheby’s and at the Institute of Art and Central Saint Martins College of Art & Design that had been very important in her artistic development.
Back to Brazil, she went to Piauí, in the Northeast of the country and learned to weave with the women that leave in a poor and distant community at Pedro II city. With them Bruna could understand the importance of the heald comb loom – a type of artisanal loom which passes from generation to generation. Since then, the designer has developed her own style, with contemporary tapestries created with different materials and often naturally dyed by herself in her studio. Bruna uses traditional methods and techniques, such as the kilim, but always letting her intuition and hands flow and experimenting, especially in the use of new and natural colors, like onion peel color or urucum – a red Brazilian seed.
“Weaving is a way for me to create everything that I have seen and experienced in my life, like travels, parties, music, movies, everything that surrounds me. Weaving helps me to put out my emotions and feelings from these learnings. I think that art always connects people, doesn’t matter language, countries, or genders. Tapestries that are handmade weaving refer to all of this. In this world of so many distractions and distant relationships, the tapestry embraces us in a primitive and comfortable way, with its crosswise of threads on a loom.” B.O.